Olá, me chamo Fernando, muita gente me conhece como Bola Delgado, sou engenheiro de masterização e baterista, atuando como profissional há mais de 20 anos no mercado da música.

Vivo na Espanha, aonde me dedico ao meu estúdio e meus projetos como Engenheiro de Master. Também viajo para gerenciar ou administrar gravações em outros estúdios.

Possuo um Endorsement da Marca Ollo Audio onde ajudo a desenvolver e testar os novos modelos de fone de ouvido da marca.

 

Sou professor de Masterização, dou aulas particulares, workshops e consultorias sobre produção de áudio (mix e master).

Sou finalista do "Premio Profissionais da Musica 2020" na categoria engenheiro (a) de Masterização.

Como engenheiro de áudio, tenho diploma em Engenharia de Som pela DGC Áudio e pelo SAE Institute Madrid, além de um bacharelado (Hons) em "Produção de Áudio", pela Middlesex University of London no qual me formei com Honra ao Mérito.

 

Minha tesis final foi sobre o "Estudo da viabilidade sobre o uso das técnicas Binaural e Ambisônica aplicadas em conjunto as técnicas de gravação e mixagem existentes".

Me especializei em Mastering, estudando com Nick Litwin na Mastering Mansion, um dos maiores estúdios de masterização da Europa! Sou membro da AES (Audio Engineering Society) e estou sempre me especializando, fazendo cursos e workshops.

Já fiz trabalhos na área da engenharia de som como engenheiro de gravação, pós-produção (edição), mixagem e masterização em diversos estúdios pela Europa e América do Sul.

 

Estudei música e bateria no Conservatório Souza Lima e na Bituca Universidade Popular de Música. Participei em vários festivais pelo mundo acompanhando artistas como Lulo Reinhardt (neto de Django Reinhardt), Vaz Oliver, Dona Jandira, Tiago Barros, Pheromone Blue, Fred Heliodoro, Sean Mackenzie, Clube do Choro, Affonsinho, Gil Costa, Nathy Faria, Mart'nália, Anissa Damali, Breno Mendonça, Toninho Horta, Carolina Serdeira e muitos outros.

 

Meu trabalho como baterista abrange vários estilos musicais, porém nos últimos anos tenho focado na fusão entre a Música Instrumental e a Eletrônica. Meu set de bateria atual possui Pads Eletrônicos, com o propósito de fusionar e criar texturas com dinâmicas inovadoras.

Alguns destes trabalhos me levaram a ganhar prêmios como o "Prêmio BDMG de Música Instrumental" duas vezes como baterista e o "Prêmio Marco Antonio Araújo" na categoria melhor álbum de jazz de 2015, como engenheiro de áudio. Em 2018, o SAE Institute Madrid me presenteou com um troféu de "Melhor Aluno" do Curso de Produção Musical.

Como baterista, ocasionalmente, acompanho artistas daqui (Europa) e artistas brasileiros que venham de turnê. Claro, toco com a minha esposa e super cantora, Nathy Faria.

Meu dever é servir da forma mais respeitosa a música e mostrar  que um profissional especializado tem o seu devido lugar.

 

Agora, entre em contato e tenha a certeza de que o seu trabalho estará em boas mãos :)